sábado, 5 de novembro de 2016

ESTUDO DO LIVRO DE LITERATURA AÇÚCAR AMARGO

 AÇÚCAR AMARGO


O livro Açúcar Amargo retrata a historia de uma menina chamada Marta, ela estava passando uma fase muito delicada da vida, quando passamos para adolescência, a cabeça dela era muito confusa.
  Ela tem uma família que não expressa o amor por ela, pois ela era a única menina da família, junto com mais 2 irmãos, Altair, o outro havia falecido já no parto, ela não ganhava o carinho que ela precisava ganhar, ainda mais nessa fase da vida que é cheia de complicações.
  Marta morava numa fazenda, só que é alugada, os donos tinham um filho chamado Paulinho, ela era apaixonada por ele, Marta gostava mais de brincar de casinha com ele, mas agora não tem mais idade para essas coisas!
  Quando Marta voltava da escola o fazendeiro e seu filho passou por ela sem cumprimentá-la. Ela ficou surpresa.
  Ao chegar em casa o almoço estava pronto. À mesa, ninguém falava nada. Todos estavam de cabeça baixa, sem coragem de falar, mas seu irmão não aguentou e falou tudo a ela.
  Eles teriam que ir embora da fazenda, pois iriam plantar cana no terreno todo, depois de almoçar todos foram arrumar as malas para ir embora. Colocaram as coisas no caminhão e ela foi lembrando quando Paulinho rouba-lhe um beijo de amor!
  Quando chegaram lá, Marta tanto insistiu que seu pai deixou ela ir estudar, mas para ela estudar demorou mais ou menos um ano.
  Chegando na escola estava muito alegre, na aula de português, o nome de sua professora era Tárcia. Marta estava gostando muito da aula, mas na hora q Tárcia perguntou qual era a oração que estava no quadro já mudou sua expressão, começou a ficar vermelha e sem saber o que fazer, mas seu Pires interrompeu a aula e chamou a professora e explicou tudo o que estava acontecendo, então  seu Pires chamou Marta e levou-a  á sala da direção, ela ficou muito assustada, pois não tinha feito nada de errado, mas Marta preferia ser suspensa ou expulsa do que ouvir aquilo.
  
Quando chegou seu Lafaiete tentou o máximo enrolar ela  para não contar a triste notícia, mas Marta ficou tão curiosa e existente que seu Lafaiete acabou contando que houve um acidente com um caminhão, nesse caminha estava seu pai e seu irmão. Marta ficou desesperada, pois já havia perdido uns dos irmãos e também a vida não estava sendo legal com ela, seu pai estava bem, até ajudou a carregar os feridos, mas depois acabou desmaiando já seu irmão estava muito ferido e não resistiu a cirurgia.
  Agora seu pai quer se mudar para Ribeirão a cidade grande e trabalhar na Antártica, mas seu primo o convenceu que o lugar dele é na roça não na cidade grande, principalmente ele trabalhando numa indústria de cerveja ia chegar bebum em casa, então resolveu ir trabalhar numa plantação de cana-de-açúcar.
  Marta nesse período ficou sem aula porque eles se mudaram para Bebedouro e lá tinha uma escola bem pertinho. Marta insistiu, mas seu pai não deixou, mas ela era teimosa e foi fazer a sua matricula, mas estava muito tarde e não dava para entrar no colégio, mas ela insistiu tanto que conseguiu uma vaga a noite. Ela estava tão feliz que conseguiu a vaga, só que desanimou na hora que o diretor disse que só teria vaga a noite, pois seu pai não ia deixar de jeito nenhum.

 Chegando em casa na hora do jantar, contou ao seu pai e sua mãe, seu pai ficou tão irritado do jeito que Marta o respondia e perdeu o controle, dando um tapa no rosto da filha tão forte que ela acabou caindo no chão.
  Quando seu pai foi trabalhar tinha um homem novo o mudinho, ele era mudo, Pedro tentou fazer amizade com ele, mas mudinho não queria conversar queria cortar cana, para ganhar mais dinheiro! Seu Pedro deixou pra lá! Agenor ficou muito amigo do mudinho e Ângela começou a ficar com ciúmes, mas ela guardou tudo pra si!
  Já na escola de Marta não estava indo muito bem estava cansada, por todas as coisas que fazia em casa, Tânia sua professora estava preocupada, por que todos os professores estavam reclamando dela, então resolveu ir falar com ela, Marta explicou tudo o que estava acontecendo em casa que estava muito cansada por esta trabalhando, mas Tânia sabia que não era só isso que ela escondia mais coisa dentro do coração, mas ela não insistiu sabia que ela iria contar no momento certo.
 Ângela não aguentava mais e foi falar com Agenor sobre mudinho, quando ela começou a falar mudinho apareceu e começou a empurra - lá e começou a briga no meio do canavial e o mudinho venceu, mas Ângela tirou o manto do mudinho e o mudinho virou Marta, todo mundo ficou de boca aberta, pois não imaginavam isso e Pedro viu e ela conseguiu prova-lo que ela era bem melhor que Altair seu falecido irmão.
  Chegando na escola Agenor foi falar com ela para perguntar, se Marta queria namorar com ele, obvio que ela aceitou, depois disso foi rapidamente contar a Tânia tudo  o que havia acontecido.
  No dia de receber o dinheiro, Marta recebeu bem pouco, mas cortou o mesmo tanto que tinha cortado semana passada, ganhou menos só por que era mulher.
  Chegando na reunião dos boias-frias  Marta contou o que havia acontecido com ela e todos resolveram fazer uma greve.

 Então começaram a greve, foram destruíram tudo o que havia pela frente, botaram fogo em todos os canaviais(plantação de cana-de-açúcar). Encheram a cidade de soldados armados e começou o tiroteio. Muitos foram atingidos e seu Pedro foi um deles, mas foi graças a Marta que deu um empurrão nele, ele perdeu muito sangue então Marta doou sangue à ele, pois era compatível.
  Enquanto seu Pedro estava dormindo Agenor chegou para ver como estava Marta e é claro seu pai também, quando Agenor teve que ir embora deu um beijo de amor em Marta que ela ficou paralisada por algum tempo.
  Até que chegaram trazendo uma boa noticia os gatos aceitaram em fazer o que os boias-frias queriam , então pararam a greve no 4º dia, mas ninguém sabia se os gatos iam fazer isso mesmo. Isso será um grande começo!


ATIVIDADES

Aspectos gerais da obra:
Título do livro: Açúcar Amargo
Nome do autor: Luiz Puntel 
Narrador: Narrador-observador
1) Quais são os personagens envolvidos na história? Marta (ou João ou Mudinho), Pedro, Zefa, Agenor, Altair, Mariana, Eliana, Carminha, Tonho, Zé Geraldo, Taíde, Társia, Pires, Lafaiete, Compadre Mané, Sebastião (ou Tião da farmácia), Tânia Fígaro, Ângela.
2) Quem é a protagonista? Marta
3) O que ela faz na história? Estuda na 8ª série e é uma boia-fria nas laouras de cana, no interior de São Paulo.
4) Quais personagens aparecem mais vezes na história? Marta, Seu Pedro, Zefa, Agenor.
5) Onde se inicia a história? 
Na fazenda do pai de Paulinho, situada na cidade de Catanduva, interior de São Paulo, onde Marta morava com a família
6) Em que cidade se passa a maior parte dos fatos narrados? 
Em Guariba, também no interior de SP.
7) Descreva-a. 
Guariba era uma cidade pequena, sem muitas oportunidades. Sua população vive quase que exclusivamente do plantio e do corte de cana-de-açúcar.
8) O livro fala precisamente sobre o quê? 
Fala da vida e da jornada de Marta e de sua família.
9) Qual tema foi abordado pelo autor? 
Luta social dos boias-frias e inferiorização da mulher (machismo).
10) O desenvolvimento da história está coerente com o título? Justifique. 
Sim, Porque o açúcar é amargo para os boias-frias que são explorados, sendo, pois, submetidos às injustiças de um trabalho sobre condições inumanas.
11) Como descobriram quem realmente era Mudinho? 
Mudinho (que na verdade era Marta) foi descoberto devido a uma briga que Ângela provocou. Ela, percebendo que Mudinho detinha alguma atenção de Agenor, atacou o pobre rapaz, tirando-lhe o chapéu e revelando sua verdadeira identidade. (Marta ganhou a briga).
12) Qual foi a primeira vitória dos boias-frias? 
Ter seus direitos trabalhistas reconhecidos (carteira assinada, com direito a férias, 13º salário, fim de semana remunerado, assistência médica e hospitalar).
13) O que eles fizeram para consegui-la? 
Todos os boias-frias se uniram e entraram em greve.
14) Marque V ou F de acordo com a obra em questão, corrigindo as afirmativas incorretas.
(F) Agenor e Mudinho são a mesma pessoa. Agenor se tornou, no fim da história, namorado de Marta (que era o verdadeiro Mudinho)
(F) Tonho trabalha na farmácia e era apaixonado por Marta. Tonho era o motorista do ônibus, que levava Marta todos os dias para o Colegião, em Catanduva, e de volta para casa.
(V) Paulinho era amigo e namoradinho de infância de Marta.
(V) Dona Zefa teve quatro filhos. Dentre os quatro três eram homens, no entanto dois morreram muito novos e o terceiro, Altair, faleceu em um acidente indo para o trabalho.
(V) Seu Pedro perdeu o filho Altair em um acidente na ponte do Córrego Grande.
(F) Seu Pedro jamais culpou Marta pela morte de Altair. Ele sempre culpava Marta pela morte do irmão, pois se ela não tivesse acordado tarde e atrasado a partida de Pedro e Altair para o trabalho (colher laranjas) eles não teriam perdido a combi e não teriam pego o caminhão que se acidentou e matou o irmão.
(F) Mudinho queria cortar dez mil toneladas de cana. Ele queria cortar dez toneladas e não dez mil toneladas.
(V) Ângela era apaixonada por Agenor e tinha um ciúme doentio por ele.
(V) Mudinho foi o apelido dado por um gato a João.


Nenhum comentário:

Postar um comentário